15 Dec 2016

Diante da ameaça de inundações, adaptação às mudanças climáticas é prioridade na Indonésia

A cidade de Jacarta vem sendo cada vez mais ameaçada por inundações, devido a uma combinação de afundamento do solo, aumento do nível do mar e elevação do nível dos rios, consequencia da crescente intensidade de chuvas e mudanças no uso do solo nas bacias hidrográficas. O PNUMA-DHI, junto com o Climate Technology Centre and Network (CTCN) e o Jakarta Research Council (JRC), colaborou em um projeto para prestar assistência técnica na mitigação dos impactos de inundações na densamente povoada capital da Indonésia. 

Como resultado das mudanças climáticas, há uma necessidade cada vez maior de garantir a resiliência da infraestrutura, a gestão sustentável dos recursos hídricos, bem como a melhoria na capacidade de gestão de desastres. Com a expertise abrangente da DHI nos ambientes aquáticos, bem como técnicas avançadas de modelagem, soluções inovadoras podem ser fornecidas para mitigar esses efeitos das alterações no clima. 

Entre os objetivos deste projeto está a melhoria na avaliação dos riscos de inundações, bem como a concepção de caminhos preferenciais de escoamento para reduzir a magnitude e escala dos impactos dos eventos extremos. As avaliações e definições de estratégias irão ajudar a dar forma a projetos de infraestrutura resiliente. Ademais, com a colaboração técnica, as autoridades serão capazes de definir prioridades, gerir os 13 rios que fluem por Jacarta e superar o problema do aumento do nível do mar e demais resultados das mudanças climáticas.

 

 Inundações têm grande impacto sobre a densamente povoada cidade de Jacarta, e afetam as vidas e o sustento da comunidade local. © Shutterstock / photopixel. 

A partir do projeto, uma série de medidas têm sido projetadas: 

  • Um modelo hidrodinâmico de inundações a ser estabelecido para a avaliação de intervenções de engenharia pesada ou moderada, para redução de riscos; 
  • Um levantamento sociocultural a ser realizado para examinar as percepções dos habitantes frente às inundações; 
  • Uma série de oficinas de transferência de tecnologias a ser realizada para aumentar a capacidade local em modelagem hidrodinâmica;
  • Recomendações para uma política de acompanhamento e planejamento para reduzir os riscos de inundações e perigos associados; 
  • Mapeamento para a ampliação e sustentabilidade do projeto. 

As ameaças das inundações na Indonésia vêm aumentando no decorrer dos anos, com impactos na vida e no sustento da população local. Com novas tecnologias e compartilhamento de conhecimentos, espera-se que os impactos das inundações possam ser mitigados e que a população possa levar a vida com menos preocupações relacionadas às mudanças climáticas.

"Com o projeto e os resultados esperados, incluindo um modelo hidrodinâmico de inundações, um levantamento das percepções da população e oficinas de transferência de tecnologias, esperamos diminuir o impacto e a destruição causados por inundações em Jacarta" - Dr. Budy Wiryawan, DHI.