26 Aug 2016

Mapeamento de riscos de inundações na Eslováquia

Mapas de inundação desenvolvidos no MIKE FLOOD, da família MIKE Powered by DHI, foram utilizados para estabelecer planos de gestão de risco de inundações na Eslováquia, em conformidade com a Diretiva da União Européia para inundações. 

A DHI, em parceria com a Stengl a.s., assinou um contrato com a Slovak Water Management Enterprise, para ajudar a representar mapas de riscos de inundações para a União Européia, fornecendo os planos compulsórios de gestão de riscos. Os mapas oferecem informações como extensão das inundações e profundidade ou velocidade da água, sendo essenciais para a gestão de riscos. 

O projeto de âmbito nacional abrangeu 559 áreas geográficas da Eslováquia. Utilizando a ferramenta MIKE FLOOD, que permite simulações integradas uni e bidimensionais, foi possível descrever a topografia real do terreno com alto detalhamento, permitindo o acesso a dados sobre vazões e volumes de água nos leitos dos rios e áreas de inundação em todo o país. Com a aplicação do software de modelagem, foi possível calcular os níveis de água em trechos selecionados dos rios, para melhor mapear eventos de inundação. Com uma visão mais ampla dos possíveis eventos extremos, é possível direcionar com maior eficiência os esforços para mitigação de inundações. 

Os modelos desenvolvidos pela DHI são importantes pois agregam informações adicionais para a previsão de inundações e implementação de sistemas de alertas prévios, como parte do planejamento urbano e gestão de desastres. Com a tecnologia de software e informações dali extraídas, está sendo possível auxiliar a Eslováquia a implementar medidas economicamente viáveis de proteção contra inundações e a reduzir seus riscos, aumentando a segurança como um todo. 

Saiba mais sobre este estudo de caso aqui.