08 Nov 2016

Modelando alterações na linha de costa para proposta de Porto Pesqueiro

O Departamento de Pesca de Tamil Nadu, Índia, contratou a DHI para a elaboração do Relatório de Viabilidade Técnica e Econômica (RVTE) para a reforma e modernização do atual porto de pesca de Mudhu Nagar. O relatório ajudará o Departamento a avaliar a viabilidade da obra, comparando os investimentos necessários e impactos com os benefícios do novo empreendimento. 

Foram simulados cenários ambientais para a área do porto, para efeitos de comparação entre a configuração atual e a proposta para o novo empreendimento. Os estudos de modelagem numérica foram desenvolvidos aplicando os softwares MIKE Powered by DHI, sendo que foram consideradas as condições hidrodinâmicas e de transporte de sedimentos na área de estudo. 

Visita da DHI ao local proposto para o empreendimento. © DHI

A construção do Porto de Pesca pode provocar alterações consideráveis na linha de costa e frequentemente resultam em erosão ou acreção costeira, dependendo dos processos dominantes que atuam na costa. Assim, para mitigar o impacto costeiro da construção, as condições de transporte de sedimentos foram analisadas, aplicando-se o módulo de deriva litorânea Litdrift. O Litdrift tem um importante papel na identificação de áreas de erosão ou acreção costeira, no delineamento e orientação de relevo costeiro e na evolução da linha de costa. 

Os resultados obtidos com o estudo utilizando o Litdrift mostram que o transporte provocado por ondas se restringe sobretudo à seção interna da praia onde a maioria das ondas arrebentam a uma profundidade inferior a 5 metros do nível médio do mar. As ondas predominantes vêm do sudeste e do leste, enquanto a orientação da costa é norte-sul, o que faz com que uma quantidade significativamente menor da energia gerada pelas ondas chegue a cada trecho da costa. Isto ajuda a mitigar a pressão sobre a costa. 

A deriva litorânea devido a ondas oceânicas (sea waves) e ondas geradas pelo vento (sell waves) mostra o transporte em direção ao sul (azul claro), o transporte em direção ao norte (vermelho) e o transporte líquido (verde). © DHI 

Com os resultados do estudo realizado e relatório RVTE, o Departamento de Pesca tem melhores condições para tomar decisões sobre a viabilidade do empreendimento com base nos dados gerados pelo estudo.