24 Oct 2016

Nova tecnologia para avaliação do impacto econômico de inundações

As mudanças climáticas e seus efeitos vêm forçando as cidades a se adaptarem à crescente ameaça de inundações. As autoridades dinamarquesas estão se antecipando e investindo em projetos de larga escala, voltados à identificação de soluções para mitigar o impacto de inundações no país e para o desenvolvimento de medidas preventivas.  

A DHI iniciou recentemente um projeto de pesquisa e desenvolvimento, com financiamento do governo dinamarquês, para o desenvolvimento de ferramentas de software para a avaliação de prejuízos causados por inundações, alinhado com esforços voltados para a adoção de infraestrutura resiliente à inundações urbanas. 

Ainda na etapa de concepção, a ferramenta de software será desenvolvida para ajudar a calcular os prejuízos tangíveis diretos e indiretos que possam resultar das inundações. Com a finalidade de obter uma melhor compreensão dos impactos econômicos, a ferramenta ajudará as autoridades a estimarem os custos envolvidos com eventos de inundações urbanas. Análises econômicas de tais eventos são particularmente importantes no processo de gestão, pois ajudam a determinar quando, onde e quais opções de adaptação devem ser implementadas. A avaliação e seleção precisa de estratégias adequadas limitaria o alcance dos impactos, tornando-os mais gerenciáveis. 

Simulação da extensão máxima de uma inundação , destacando construções e estruturas em determinada área. © DHI

A nova ferramenta, a ser desenvolvida utilizando o conjunto de softwares da DHI, fará uso da compilação de catálogos dos tipos de prejuízos indiretos causados por inundações e os métodos aplicados para estimar seus custos econômicos correspondentes. Pensada para atender a usuários técnicos e não técnicos, a intenção é que a ferramenta beneficie um conjunto maior de pessoas em busca de um entendimento mais aprofundado dos impactos econômicos de inundações. 

O término do projeto de P&D está previsto para o ano de 2017. A partir de então, espera-se que os métodos de estimativa de custos implementados no estudo sejam aplicados como parte de uma estratégia mais ampla para a gestão de inundações em municípios dinamarqueses.