30 Sep 2016

Verificação e otimização do projeto da Estação de Tratamento de Esgotos de Luleburgaz

O Município de Luleburgaz e a Construtora MASS, por meio de um projeto de colaboração de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Urbanização da Turquia e da União Européia, contrataram a DHI em virtude da nossa expertise em gestão e otimização de estações de tratamento de esgotos (ETEs). Aplicando o WEST for OPTIMIZATION, da família de softwares MIKE, criamos um modelo eficiente e confiável para simular os processos da ETE. 

A DHI remodelou o projeto fornecido pela construtora MASS, que fora desenvolvido com base em estimativas que não foram verificadas. Com dados reais obtidos via sistemas SCADA, configuramos um modelo dinâmico para produzir uma representação computacional mais confiável da realidade. 

Ao longo da verificação do projeto da ETE com base no modelo, a equipe da DHI utilizou dois métodos de simulação: simulação em estado estacionário e dinâmico. O software WEST ajudou a verificar os cálculos por trás dos processos de tratamento, o que resultou numa avaliação melhor embasada do funcionamento da ETE. Pela combinação dos modelos com os dados obtidos do sistema SCADA foi possível tomar decisões para a otimização dos parâmetros e processos na estação de Luleburgaz. 

Para saber mais sobre como isto foi feito na prática, leia o estudo de caso aqui.