17 Aug 2018

Criando impactos ambientais positivos com recifes artificiais

Como recuperar boas condições ambientais com novos habitats marinhos

Estruturas marítimas, como piers, pontes e plataformas, tipicamente tem uma má reputação quando considerados seus efeitos no ambiente. Mas você sabia que tais estruturas também podem provocar impactos ambientais positivos? 

Como?

Graças aos habitats marinhos que são formados quando essas estruturas atuam como recifes artificiais.

©Photo by Milos Prelevic on Unsplash

Benefícios de recifes artificiais propositais

Recifes artificiais ajudam a:

  • melhorar condições hidrodinâmicas para o surfe
  • reduzir erosões costeiras
  • criar empregos para quem depende do turismo como atividade econômica
  • auxiliar a formação de novos habitats marinhos subaquáticos

Como a formação de novos habitats marinhos beneficia o ambiente? 

Plantas marinhas são a base para ecosistemas costeiros estáveis. Quando se formam ao redor de recifes artificiais, atraem uma ampla diversidade de outras plantas e organismos para a mesma área. Isto favorece a produção de oxigênio e reduz a deficiência de oxigênio em áreas profundas. 

Preservando e aumentando o valor dos recursos naturais

Uma forma de melhorar a qualidade do ambiente subaquático é restabelecendo ativamente os leitos de plantas e recifes. O restabelecimento de habitats perdidos pode ajudar a recuperar boas condições ambientais e também no cumprimento de regulamentações nacionais e internacionais. Também pode auxiliar os construtores a equilibrar os efeitos negativos de suas atividades no mar e fortalecer sua pegada ambiental positiva. 

Considerando que infraestruturas marítimas têm funções duplas - utilizadas para sua finalidade original e também como habitats para a vida marinha - é possível ser capaz de melhorar seus benefícios ecológicos se os levarmos em conta durante a fase de projeto. 

Aplicando soluções digitais para apoiar a tomada de decisões

A modelagem hidrodinâmica desempenha um papel importante na decisão de onde e como construir uma estrutura marítima. Com base nos resultados da modelagem, somos capazes de quantificar os impactos positivos ao ter uma estrutura marítima construída ou posicionada em um determinado local. 

Assista a este vídeo Tech Talk para saber mais!