18 May 2018

O que aconteceu no seminário "Superando desafios em ambientes marinhos", no Rio de Janeiro

Cerca de 70 participantes compareceram ao seminário realizado no Novotel Santos Dumont no Rio de Janeiro, um dos mais importantes pólos do mercado marítimo no país. O evento foi promovido em parceria pelas empresas DHI, Gardline e StormGeo, e contou com apresentações de especialistas das três empresas. 

A ideia da organização foi proporcionar um ambiente para troca de experiências e soluções para problemas e desafios do setor marítimo e portuário, resultantes da demanda crescente para expansão e otimização da indústria. Temas relevantes para profissionais ligados às indústrias portuária, naval e offshore, foram abordados na forma de apresentação de tecnologias, soluções inovadoras, tendências e estudos de caso. 

O formato atraiu a presença de consultores, pesquisadores, autoridades e gestores. Não apenas pelas palestras técnicas, mas também pela possibilidade de interação com diversos profissionais de áreas correlatas. A programação com apresentações curtas e objetivas favoreceu justamente o networking durante intervalos, quando participantes e palestrantes tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre perspectivas de mercado, novas demandas e novas tecnologias, possibilidades de parcerias etc. 


Participantes interagindo durante o coffee break. ©DHI

A DHI é uma das maiores especialistas do mundo em modelagem de ambientes aquáticos, sendo desenvolvedora de tecnologias computacionais avançadas. A Gardline, uma empresa multidisciplinar de pesquisas marítimas, que fornece uma gama abrangente de serviços incluindo levantamentos geofísicos, geotécnicos e ambientais. A StormGeo, uma das maiores fornecedoras de serviços profissionais meteorológicos do mundo. Juntas, oferecem soluções para uma ampla gama de desafios em ambientes marinhos e acumulam experiência de extensiva atuação global. Apresentaram os seguintes tópicos durante o seminário:

  • Tecnologias disponíveis para aquisição de dados oceanográficos em águas profundas
  • Soluções digitais para apoio a operações offshore e portuárias
  • Soluções completas da StormGeo para gerenciamento de riscos climáticos em ativos de O&G em portos e offshore
  • Projetos transoceânicos e o desafio da integração de dados costeiros e offshore - estudo de caso dos cabos de fibra óptica chegando ao Brasil em 2017-2018
  • Solução completa para aquisição e previsão de dados ambientais - StormGeo Oceanwatch
  • Expansão da capacidade portuária com um simulador de otimização de canais
  • Investigações geotécnicas em águas costeiras e sua importância para a viabilidade dos projetos de engenharia
  • StormGeo Fleetmanager - serviço de acompanhamento e previsão meteoceanográficos para embarcações e ativos
  • Otimizando operações em portos e terminais com avaliação precisa da resposta de embarcações atracadas

      

Palestras durante o seminário. © DHI

Os objetivos do evento foram possibilitar discussões técnicas, compartilhamento de conhecimentos e aproximação entre profissionais do setor. Esperamos que tenham sido cumpridos e que tenha sido proveitoso para os participantes. 

Não pode comparecer, mas tem interesse em saber mais sobre algum dos tópicos apresentados? Entre em contato conosco

Confira nossa agenda de cursos e eventos, te esperamos no próximo! 

Poul Kronborg, gerente de negócios da área marinha, apresentando tecnologia da DHI para simulação da resposta de embarcações atracadas. ©DHI