01 Dec 2017

Projeto de gestão de inundações e estiagens faz frente às implicações das mudanças climáticas

Desenvolvendo metodologias e ferramentas para avaliar, planejar, colocar em prática

Encontrar respostas para problemas ambientais como escassez de água, estiagens, níveis variáveis de água e consequências nas bacias hidrográficas é uma tarefa complexa. Uma abordagem colaborativa entre autoridades a nível global, nacional e local muitas vezes se faz necessária para o desenvolvimento de soluções para tais desafios. 

Um consórcio internacional, o projeto Ferramentas de Gestão de Inundações e Estiagens (Flood and Drought Management Tools - FDMT), vem atuando com vários autores em três bacias hidrográficas-piloto - a bacia do Chao Phraya, a bacia do Lago Vitória e a bacia do Volta - para desenvolver uma série de metodologias e ferramentas virtuais. 

Essas tecnologias disponíveis na web ajudarão as autoridades, como comitês de bacias e companhias de água, a diagnosticarem as situações existentes, a planejar para cenários futuros e a implementar processos, aumentando assim a eficiência na tomada de decisão e priorização de medidas. 

Enquanto iniciativa global, o projeto permitirá a coleta e análise de informações a partir de uma variedade de fontes - modelos, indicadores e métodos de planejamento já existentes. Com base nisto, os órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos em áreas transfronteiriças e nas bacias hidrográficas de seus próprios países poderão desenvolver cenários robustos e resilientes de planejamento para enfrentar os desafios hídricos futuros. 

Mais informações sobre o projeto Ferramentas de Gestão de Inundações e Estiagens

O projeto é financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente (Global Environment Facility - GEF) - área focal de Águas Internacionais e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), tendo a DHI e a Associação Internacional da Água (International Water Association - IWA) como agências executoras.