24 Nov 2017

Protegendo praias contra a erosão utilizando modelagem de evolução costeira

Previsões de longo prazo da evolução litorânea são possíveis com o software MIKE 21 Shoreline Morphology

West Beach, um bairro à beira mar ao sul da Austrália, é uma região litorânea da cidade de Adelaide que vem sofrendo forte erosão há décadas. A erosão tem sido controlada pelo engordamento frequente da praia por meio de um retroduto (tubulação de backpass). 

Para obter um entendimento mais aprofundado da natureza da erosão e da eficácia de possíveis alternativas para o controle, o Departamento de Meio Ambiente, Água e Recursos Naturais (DEWNR) convocou a DHI Austrália para o desenvolvimento de modelos numéricos dos processos costeiros em West Beach. 

A análise da modelagem envolveu a criação de um modelo abrangente do Golfo de São Vicente, utilizando os softwares MIKE 21 HD e SW, para permitir uma previsão baseada em dados históricos (hindcast) de um período de 8 anos sobre ondas, níveis de água e correntes para a área em estudo. 

Possibilitando previsões de longo prazo da evolução da linha de costa

A previsão hindcast detalhada será utilizada para alimentar o modelo MIKE 21 Shoreline Morphology (SM). Trata-se de um módulo avançado recentemente desenvolvido pela DHI para o estudo da morfologia costeira. O MIKE 21 SM permite previsões de longo prazo robustas da evolução de linha de costa em áreas complexas, nas quais as características inerentes  bi-dimensionais da batimetria e estruturas costeiras influenciam significativamente na evolução da costa. 

Uma avaliação inicial dos volumes da praia indicaram que uma quantidade significativa de areia está sendo transportada por processos naturais de West Beach para Henley Beach. Isto será investigado com maior profundidade como parte das atividades de modelagem, e as possíveis opções para gestão costeira serão levantadas e discutidas. 

O DEWNR está satisfeito com o progresso alcançado até o momento com o estudo, e está confiante de que os modelos da DHI irão fornecer as informações úteis e necessárias para orientar a gestão costeira da cidade de Adelaide. 

Guia prático para a gestão costeira

Já conferiu o eBook de boas práticas para a gestão costeira escrito por especialistas da DHI? Acesse-o gratuitamente neste link!

Saiba mais

Entre em contato conosco para mais informações sobre erosão de praias e previsões da evolução de linhas de costa.