25 Oct 2017

Curso de modelagem inédito no Brasil atrai mais de 20 participantes

Primeira edição do curso "Modelagem de Águas Subterrâneas com Visual MODFLOW e FEFLOW" no país é realizada com sucesso

Profissionais de empresas privadas e públicas, consultores, estudantes e pesquisadores que lidam com águas subterrâneas em diferentes partes do Brasil participaram do curso oferecido no mês de setembro em Salvador, BA. A promoção do curso foi uma iniciativa conjunta da DHI Brasil, ABAS núcleo Bahia - Sergipe, Water Services Brasil e NEHMA, contando com o apoio da Waterloo, Clean Environment Brasil e Hidroplan. 

Participantes da primeira edição deste curso de modelagem de águas subterrâneas

A abordagem inédita se caracterizou pelo treinamento nos dois softwares mais aplicados no mundo para modelagem de águas subterrâneas: FEFLOW e Visual MODFLOW. Os participantes já familiarizados com modelagem tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas alternativas e complementar suas habilidades com softwares amplamente reconhecidos. Aqueles com conhecimentos básicos em modelagem numérica obtiveram um melhor entendimento de qual software adotar para diferentes aplicações de fluxo e transporte em subsuperfícies. 

As aulas envolveram componentes teóricos e práticos, incluindo familiarização com a interface dos softwares e exercícios baseados em cases reais. As características dos métodos numéricos de elementos finitos e diferenças finitas foram discutidas. Os profissionais e estudantes presentes adquiriram um melhor embasamento para avaliar diferentes estratégias para seus projetos de modelagem hidrogeológica. 

Atribuímos a procura e o sucesso do curso à conscientização dos profissionais do setor da necessidade de ampliar as competências e conhecimentos em ferramentas computacionais modernas, capazes de representar desafios cada vez mais complexos envolvendo gestão de águas subterrâneas. 

‘A capacitação de especialistas em modelagem hidrogeológica é de extrema importância para o avanço na gestão de recursos hídricos no Brasil e a iniciativa dos organizadores em apliar os cursos em diferentes regiões é uma excelente prática.’

- Participante da Cetrel S.A.

‘O curso mostrou-se de excelente nível com ampla aplicabilidade, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados em modelagem hidrogeológica.’

- Participante da Universidade Federal da Bahia.

Além da relevância do tema, o domínio do conteúdo apresentado pelo instrutor Nilson Guiguer, especialista mundialmente reconhecido em hidrogeologia e modelagem numérica, também contribuiu para a qualidade do curso, como observado por um participante de uma consultora de São Paulo: 

‘Foi um curso lecionado por um profissional com profundo conhecimento em modelagem matemática e nos softwares relacionados a esta ciência.’

Novas edições seguindo esta primeira serão oferecidas no futuro, levando em conta os feedbacks dos participantes e sugestões de melhorias. 

Dúvidas sobre o curso, outros treinamentos, edições futuras ou tópicos relacionados a modelagem de águas subterrâneas? Entre em contato conosco