23 Jun 2017

Ajudando a garantir o meio de sustento de agricultores em Gana

UNEP-DHI facilita implementação de sistema nacional de previsão de secas

A economia de Gana e o sustento de sua população é altamente dependente da agricultura. Como as culturas são alimentadas sobretudo pela chuva, são extremamente sensíveis ao clima. Prevê-se que a elevação da temperatura e a redução das taxas de precipitação anuais na maioria das regiões do país vão se prorrogar pelas próximas décadas vindouras. Isto representa uma ameaça direta para o desenvolvimento social e econômico do país. 

Sistema de alerta antecipado para utilização nacional. 

As autoridades de Gana contataram a Rede de Tecnologias Climáticas das Nações Unidas (United Nations Climate Technology Centre and Network - CTCN), que por sua vez buscou a orientação da UNEP-DHI. A UNEP-DHI é a liderança global do CTCN para assistência técnica em assuntos relacionados a água doce. Depois de consultas, foi tomada uma decisão coletiva para explorar opções para o desenvolvimento de um sistema nacional de alerta antecipado de secas. Mais especificamente, as intenções da iniciativa são: 

  • Aprimorar a consciência e o conhecimento sobre questões de estiagens espacialmente distribuídas em Gana;
  • Aumentar a acessibilidade de dados a partir de informações relevantes de satélites em tempo quase real;
  • Fornecer informações com embasamento científico para alertas e previsões de secas em Gana;
  • Capacitar tomadores de decisões e partes interessadas na utilização ativa dos conhecimentos, práticas e tecnologias disponibilizadas. 

Os primeiros passos de consultas e avaliações técnicas já estão sendo realizados, e um caminho de como a iniciativa pode ser ampliada está sendo traçado. 

A elevação da temperatura e a redução das precipitações anuais representam uma ameaça direta para o desenvolvimento social e econômico de Gana. © Shutterstock / Przemyslaw Skibinski.

Saiba mais

Entre em contato conosco para informações adicionais sobre este projeto.