09 Jun 2017

Como um sistema de gestão da qualidade da água reduziu custos e riscos para a saúde na Grécia Central

Uma solução que oferece uma visão integrada abrangente da bacia do rio Spercheios e da zona costeira

O desejo das autoridades locais era de estar melhor preparadas para as ameaças frequentes de enchentes e baixa qualidade da água no rio Spercheios. © DHI

Enchentes ocorrem com frequência no rio Spercheios, na Grécia Central, que também recebe cargas substanciais de agroquímicos e águas residuais de fontes adjacentes. 

Um dos desafios para a gestão do rio e adoção de medidas para recuperação, era a falta acesso a dados oportunos, precisos e corretamente armazenados de forma centralizada. Isto impedia que os profissionais do Centro Grego de Pesquisa Marinha (Hellenic Centre for Marine Research - HCMR) tivessem uma visão integral da bacia hidrográfica do rio e da zona costeira. 

Sistema integrado de monitoramento, previsão e gestão da qualidade da água

A solução da DHI: com a utilização de modelos de inundações e modelos hidrológicos, bem como um Sistema de Suporte à Tomada de Decisões (Decision Support System - DSS), agora é possível que os profissionais do HCMR progridam nas definições de medidas para recuperação e gestão da água. 

Resultados

O sistema e soluções implementadas estão permitindo:

  • melhoria da eficiência operacional
  • melhor prevenção
  • redução de custos para agricultores locais 

"Espera-se que a solução DSS vá melhorar a eficiência operacional para pesquisadores, autoridades competentes e tomadores de decisões na Grécia Central, fornecendo informações oportunas e precisas para apoiar medidas de gestão e recuperação da água. No médio a longo prazo, prevemos que o sistema vá facilitar a redução de pressões hidromorfológicas e de poluição na bacia do rio Spercheios e no Golfo de Mália."

Elias Dimitrou, Pesquisador Chefe, HCMR

Leia o estudo de caso

Quer saber mais? Clique aqui para acessar o estudo de caso descrevendo o projeto.