26 May 2017

Aliando expansão territorial e proteção à enchentes no rio Ammochu, Butão

A cidade de Phuentsholing está localizada em uma posição geográfica e comercialmente estratégica na fronteira entre a Índia e o Butão. É a segunda maior cidade do Butão e considerada a capital comercial do país. Devido ao crescimento populacional, a cidade enfrenta um grande desafio com falta de terras para desenvolvimento e expansão. 


O Rio Amocchu próximo da antiga galeria de captação. © Alasdair Macdonald

Mantendo as margens do Rio seguras diante de enchentes

As cheias causadas pelas monções no Rio Ammochu provocam erosão ao longo das margens e expõem a cidade ao perigo de inundações. Proteger as margens do rio significa redução do risco de erosão e torna real a disponibilidade de novas terras para a expansão da cidade. 

Desde 2005, a DHI vem atuando num projeto que promove uma abordagem integrada para a proteção dos diques da cidade. Nosso trabalho inclui o desenvolvimento de um estudo de viabilidade, um relatório aprofundado sobre o projeto, bem como um relatório sobre como a construção futura de hidrelétricas no Ammochu poderiam impactar o aterramento. 

A meta da cidade: construir estruturas de proteção para os diques, para que as obras de aterramento possam ser iniciadas.  

Proposta de projeto de layout e grade modelada. © DHI

Enchentes hipotéticas simuladas para planejamento e estudos de proteção de diques

Modelagem computacional avançada nos ajuda a entender em profundidade o altamente dinâmico Rio Ammochu, sendo que torna possível integrar os complexos processos hidrológicos e morfológicos atuantes. Este entendimento é necessário para obter parâmetros essenciais para o projeto das obras. 

Nosso estudo revelou que estreitando a largura do canal e escavando o leito do mesmo, as vazões de enchentes fluiriam rio abaixo sem causar prejuízos. Devido ao recuo mais rápido da onda de enchente, os níveis gerais da água poderiam ser reduzidos significativamente. Simulações em 2D utilizando modelagem também nos ajudaram a determinar o tamanho adequado dos blocos de concreto que deveriam ser construídos para proteger as margens do rio.   

‘Este estudo ajuda a resolver o problema de falta de terra em Phuentsholing, visto que a cidade é o maior polo comercial do país, está crescendo rapidamente e ainda compartilha uma fronteira internacional porosa. A modelagem feita com softwares MIKE Powered by DHI nos permite entender o comportamento morfológico do rio e os parâmetros hidráulicos essenciais para o projeto das obras.’

– Apruban Mukherjee, Gerente de Projeto

Utilizando nossos modelos e conhecimentos sobre proteção de diques, agora a cidade está pronta para iniciar as obras em 2017. 

Entre em contato conosco

Se você está enfrentando um desafio similar em outro local do mundo, fale conosco