18 Apr 2017

Simulações em redes de distribuição de água disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar

DHI desenvolve tecnologia que permite integração via web com modelos hidráulicos EPANET já estabelecidos, facilitando as consultas para tomadas de decisão rotineiras em abastecimento de água. 

Modelos hidráulicos baseados em EPANET são amplamente utilizados por distribuidoras de água no Brasil e no mundo. Mas qualquer engenheiro, modelador ou gestor reconhece a dificuldade em aplicar modelagem em situações de urgência e para tomadas de decisões ágeis rotineiras. Além disso, nem toda companhia de distribuição de água tem interesse em aprender e usar um software de modelagem hidráulica complexo. Como alternativa, um número crescente de distribuidoras tem buscado plataformas simplificadas para rodar demandas específicas rotineiras em abastecimento de água. 

A tecnologia WaterNet Advisor, desenvolvida pela DHI, permite a integração com modelos EPANET já estabelecidos, possibilitando consultas ágeis para cenários comuns em distribuição de água. A interface oferece o acesso, a qualquer hora e em qualquer lugar, a informações preciosas para embasar tomadas de decisões rápidas e certeiras no dia a dia das operações de uma rede de distribuição. Isto se reflete em menos interrupções e num serviço mais confiável para os consumidores. 

Basta ter acesso à internet para que os usuários possam rodar o modelo para cenários diversos, que permitam avaliar situações como:

  • Comportamento da rede com o fechamento de válvulas e situações "what-if";
  • Análise de pressões na zona de distribuição;
  • Capacidade remanescente da rede
  • Rastreamento da fonte de água
  • Planejamento de interrupções e fechamentos, etc

(Interface no smartphone) O planejamento de fechamentos permite determinar quais conexões precisam ser desabilitadas, identificando válvulas de isolamento e analisando as pressões resultantes. © DHI

Já imaginou fazer simulações do comportamento da rede de distribuição de forma fácil, utilizando laptops, tablets ou smartphones conectados à web? 

A interface de usuário do aplicativo permite trabalhar em computadores comuns mas também em uma diversidade de opções de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A interface se adapta automaticamente à resolução da tela. Apresentações de resultados sofisticadas ajudam a entender os resultados de simulações e analisá-las frente a possíveis problemas, anomalias, áreas críticas e etc. Diversos mapas temáticos e relatórios pré-definidos estão disponíveis para avaliar cenários corriqueiros, como perda de carga unitárias ou vazões reversas.  

Recurso valioso para operações seguras 

O acesso online via dispositivos móveis oferece acessibilidade sem precedentes para tomadores de decisão em campo. Um operador em dúvida das consequencias do fechamento de uma válvula pode rodar uma simulação e ter um melhor direcionamento de como agir com segurança. Este é um dos exemplos das diversas consultas que podem ser feitas para reduzir riscos e falhas nas operações. Ao final, companhias distribuidoras de água usuárias do dispositivo serão capazes de aprimorar a resposta a incidentes, reduzir perdas com inoperabilidade e melhorar as operações nas redes de distribuição. 

Saiba mais 

Acesse o flyer da tecnologia para conhecer maiores detalhes. Logins de avaliação gratuitos estão disponíveis para testar o WaterNet Advisor. Entre em contato conosco para uma apresentação detalhada ou para tirar suas dúvidas.