10 Mar 2017

Protegendo a vida marinha no Mar de Barents, Ártico

Promovendo sustentabilidade ambiental nas atividades de exploração no Ártico

A gestão de atividades humanas baseada em ecossistemas depende de dois aspectos: compreensão da distribuição das espécies marinhas e entendimento de como as atividades humanas irão afetá-las. 

No entanto, em muitos casos, estas informações não são facilmente acessíveis em se tratando de animais migratórios, como aves oceânicas e mamíferos marinhos. Esta incerteza impõe dificuldades adicionais à indústria de óleo e gás, no planejamento de atividades ambientalmente corretas. 

Desenvolvimento de uma ferramenta de software para descrever os padrões de deslocamento

A DHI está envolvida em um projeto para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de software - MARAMBS - para tornar este processo mais fácil. Utilizando uma combinação de modelagem avançada de habitats e modelagem baseada em agentes, o modelo MARAMBS ajudará a elucidar:

  • a presença e o movimento de espécies marinhas importantes no Mar de Barents
  • como as espécies reagem a derramamentos de óleo ou ruídos subaquáticos

Compreender os padrões de deslocamento dos animais marinhos pode ajudar a indústria de óleo e gás a planejar suas atividades de exploração com maior sustentabilidade. © iStock / jgroup

Este aumento de conhecimento pode ser utilizado para contribuir para a exploração e atividades de produção ambientalmente sustentáveis no Mar de Barents, e está alinhado com as estratégias nacionais e outras diretrizes-quadro da União Européia para proteção do Ártico. 

Saiba mais

Acesse o site MARAMBS para saber mais sobre este projeto

Fale conosco

Nossa solução pode te ajudar? Entre em contato com nossa equipe.