28 Oct 2016

Águas residuais hospitalares - transformando um problema em novos recursos hídricos

As águas residuais hospitalares contém produtos farmacêuticos perigosos e podem causar doenças infecciosas graves. É imprescindível que recebam tratamento adequado antes de serem lançadas em esgotos e em ambientes aquáticos. A DHI, junto com a Grundfos BioBooster, testou, desenvolveu e avaliou um novo tipo de método para o tratamento de águas residuais hospitalares. Com o tratamento integral, agora é possível tratá-las com tamanha eficiência que permite que a água tratada resultante seja utilizada para fins recreativos no córrego local e também seja reutilizada como água de resfriamento no hospital. 

O recém-desenvolvido processo de tratamento consiste em um biorreator a membrana (sistema MBR) que realiza o tratamento biológico das águas residuais além de remover completamente as bactérias. O processo MBR é seguido de uma combinação de tecnologias de polimento que removem todos os produtos farmacêuticos críticos ainda presentes nas águas. As tecnologias de polimento consistem em ozônio, carvão ativado e raios ultravioletas (UV) para eliminar os produtos químicos tóxicos presentes nas águas residuais. 

Desde maio de 2014, todas as águas residuais do Hospital de Herlev vêm sendo tratadas com esta nova tecnologia de tratamento. Após dois anos de operação, a qualidade do tratamento e a eficiência econômica foram avaliadas. A avaliação revela que a tecnologia tem a capacidade de tratar as águas contendo produtos químicos de forma tão eficiente que as mesmas deixam de ser tóxicas para organismos aquáticos. Assim, não prejudicariam o ecossistema quando lançadas em ambientes aquáticos. Ademais, a tecnologia também é eficaz na remoção de todos os traços de bactérias, incluindo bactérias resistentes a antibióticos que causam doenças difícies de tratar. 

Com a nova tecnologia, a estação de tratamento pode processar melhor as águas residuais hospitalares e eliminar bactérias e produtos químicos tóxicos. ©Grundfos

O Hospital de Herlev garantiu que todas as águas residuais que produz sejam tratadas antes de serem lançadas na rede de esgotos, ou mesmo reutilizadas para processos dentro do próprio hospital. A Grundfos BioBooster desenvolveu a estação e é a responsável geral pelo projeto. A UltraAqua forneceu o ozônio, o carvão ativado e a UV, enquanto que a DHI foi e ainda é responsável por testar, desenvolver e avaliar as tecnologias envolvidas. 

Para saber mais sobre a tecnologia, acesse o relatório de avaliação da DHI intitulado "Tratamento integral avançado de águas residuais no Hospital de Herlev - Desempenho e avaliação do tratamento".