17 Feb 2017

Quando uma Bacia Hidrográfica enfrenta escassez hídrica

Saiba como um Sistema de Gestão Integrada de Recursos Hídricos ajudou autoridades a recuperar o rio Hongshui, em Shandong, China

A bacia hidrográfica do Hongshui, na província de Shandong, China, vem enfrentando ameaças a continuidade do seu desenvolvimento ao longo dos anos.  De fato, há cada vez menos água disponível na bacia, devido a questões como: 

  • aumento da demanda por uma população em rápido crescimento
  • atividades industriais e agrícolas
  • medidas ineficazes de gestão hídrica

Implementando um Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos

Com a ajuda de um sistema integrado de gestão (integrated water resources management - IWRM), as autoridades esperam reverter esses efeitos e recuperar a bacia em estado crítico. 

A solução: primeiramente foram desenvolvidos modelos que descrevem todos os aspectos relevantes do ciclo hidrológico, para depois serem integrados através do sistema IWRM

O sistema de apoio à tomada de decisões baseado em modelos é uma ferramenta altamente eficiente para simular diversos cenários de gestão. Isto permite às autoridades a análise e identificação de combinações economicamente eficientes e socialmente responsáveis de medidas de gestão de recursos. 

A implementação de projetos-piloto ajudou a gerar uma compreensão mais aprofundada quanto à recarga de águas subterrâneas, aproveitamento de água da chuva, reuso de água residual tratada em cultivos agrícolas e alternativas para produção mais eficiente de papel e celulose. 

Mapa da bacia hidrográfica do Huangshui / Longkou e locais de projetos-piloto. © DHI

Adaptável para qualquer cenário de gestão de recursos hídricos

A solução pode ser replicada e utilizada em qualquer cenário de gestão hídrica. Componentes do sistema podem ser transferidos para outras regiões e em escalas diferentes - isto significa que podemos aplicá-la a qualquer cenário específico. 

Saiba mais

Leia o relato de caso para saber como um sistema integrado de gestão de recursos hídricos poderia ajudar a solucionar problemas com água.