31 Jan 2017

Sistemas para a gestão efetiva de três barragens em Haute-Vilaine, França

As três barragens na região de Haute-Vilaine são gerenciadas por duas partes interessadas - o Departamento de Ille-et-Vilaine e a empresa Veolia - e possuem capacidade total de 20 milhões de m³, o que representa um desafio de gestão. Utilizando o MIKE HYDRO BASIN, do conjunto de softwares MIKE Powered by DHI e o sistema de modelagem MIKE OPERATIONS, foi desenvolvido um sistema de apoio à tomada de decisões para facilitar a gestão conjunta das três barragens.  

Por causa das alterações hidrológicas que ocorrem ao longo do ano, as barragens devem balancear duas demandas: oferecer reservas suficientes para abastecimento de água e funcionar como mitigação para picos de inundações, durante eventos de chuvas intensas. Devido aos propóstitos concorrentes das barragens, é difícil encontrar um sistema operacional que consiga atender às necessidades de usos múltiplos das barragens e seus reservatórios. 

Com os softwares MIKE HYDRO BASIN e MIKE OPERATIONS, fomos capazes de modelar o sistema de barragens para otimizar as operações. O software MIKE OPERATIONS integra as operações das três barragens em termos de volume, vazões de saída, curva operacional e demandas de água para consumo. Com todas essas informações reunidas, um sistema de previsão em tempo real foi desenvolvido. 

O sistema completo utiliza dados em tempo real, como quantidade de precipitação observada e prevista, o que permite ao gestor a tomada de decisões bem embasadas para a operação das barragens. Com o novo sistema, os operadores são capazes de executar procedimentos apropriados para emissão de alertas, mitigando riscos de possíveis desastres. 

Saiba mais sobre este estudo de caso lendo o material completo.