27 Jan 2017

Disponibilizando dados batimétricos a preços acessíveis

A Agência Espacial Europeia (ESA) está apoiando um projeto da DHI e da Proteus Geo para avançar no desenvolvimento de batimetria derivada de satélite, reduzindo a necessidade de medições físicas custosas. 

A obtenção de dados batimétricos - realizada tradicionalmente com barcos - é um processo custoso e demorado. Além disso, o acesso a áreas remotas pode ser difícil ou até perigoso. No decorrer dos últimos três anos, a DHI vem trabalhando em parceria com a Proteus Geo para utilizar imagens por satélite para desenvolver um produto que pretende superar as limitações tradicionais. Este projeto terá como produto um serviço em colaboração com a Digital Globe - um líder mundial na área de imagens por satélite detalhadas de alta qualidade. 

Exemplo de batimetria detalhada derivada de satélite com superposição de foto por satélite. © DHI GRAS, DigitalGlobe

Repositório de dados batimétricos derivados de satélite

Em muitas áreas do mundo, cartas (mapas) históricas são a fonte primária das informações batimétricas. Algumas dessas cartas se baseiam em medições realizadas no século 19 com linhas de chumbo, que muitas vezes excluiam a zona mais próxima da costa. 

A ESA concedeu recentemente à Proteus Geo e à DHI a missão de melhorar a eficiência da cadeia de processamento de dados e incentivar a utilização mais ampla dessa fonte de informações vitais, por meio do desenvolvimento de um repositório de dados batimétricos derivados de satélite. 

A criação de batimetria derivada de satélite envolve a utilização de imagens por satélite precisas e de alta resolução, para criar um conjunto de dados que revela a profundidade da água doce ou salina nos litorais.

"O projeto atual se baseia em muitos anos de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo métodos avançados com base em imagens por satélite. Nos permite derivar de forma econômica informações detalhadas sobre as águas costeiras. Na DHI, estamos muito satisfeitos por trazer nossos conhecimentos-chave para oferecer um produto muito promissor." - Rasmus Borgstrom, Diretor Executivo da DHI GRAS

Com o apoio da ESA, o acesso ao catálogo de imagens da Digital Globe e a experiência da Proteus Geo e da DHI, o objetivo de mapear áreas importantes dos mares e oceanos pelo mundo está a passos largos. 

Rápido, consistente e a um preço acessível

Como parte deste projeto, estamos desenvolvendo um portal de dados online que permitirá acesso rápido a dados batimétricos por usuários no mundo inteiro. 

"Os dados batimétricos são o primeiro passo para entendimento de qualquer área costeira. Muitas vezes os dados são escassos ou pouco se conhece sobre sua procedência e precisão. Em alguns locais, simplesmente não existem. Disponibilizar um repositório de dados que podem ser acessados prontos para uso permitirá que o primeiro passo seja dado mais rapidamente, dando agilidade aos projetos em áreas costeiras." - Nick Elderfield, Diretor Executivo da DHI Reino Unido. 

Com imagens por satélite de alta resolução, os dados podem ser criados de maneira rápida e consistente, abrangendo grandes áreas e permitindo muitas aplicações, como:

  • Projetos e planos diretores para portos
  • Planejamento espacial marinho
  • Mapeamento de habitats marinhos
  • Estudos de impactos ambientais 
  • Modelagem de tsunamis

Quer saber mais? 

Entre em contato com nje@dhigroup.com ou rlb@dhigroup.com para informações adicionais.