09 Dec 2016

Nova tecnologia para otimização e controle de sistemas hídricos em tempo real

Operação em tempo real da infraestrutura relacionada à água é um elemento importante na gestão de sistemas hídricos. Isto inclui a operação de sistemas de rios e reservatórios para o controle de inundações, irrigação e produção hidrelétrica, bem como a operação de sistemas de drenagem urbana para a gestão de águas pluviais. Tradicionalmente, a operação em tempo real de tais sistemas é realizada por meio do controle baseado em regras de elementos individuais controláveis. Existe um potencial significativo para o aprimoramento da eficiência operacional dos sistemas hídricos por meio da otimização global, de todas as estruturas de controle. 

Como parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento em andamento, a DHI está desenvolvendo uma nova tecnologia que resolve em tempo real problemas complexos de otimização e controle de sistemas inteiros. A tecnologia se baseia em uma matriz de Modelo de Controle Preditivo (Model Predictive Control - MPC), que utiliza um modelo dinâmico do sistema para otimizar as operações. A matriz combina modelos criados com softwares MIKE Powered by DHI com modelos substitutos de controle computacionalmente eficientes. Isto garante soluções transparentes e economicamente eficientes para a implementação em tempo real de sistemas de previsão e operação. A base genérica da tecnologia MPC nos permite desenvolver com eficiência soluções de controle em tempo real para uma ampla gama de diferentes desafios hídricos. 

A capacidade da tecnologia foi demonstrada com um sistema protótipo de previsão e operação em tempo real para o rio Murrumbidgee, na Austrália. Com o novo sistema, o planejamento da irrigação foi otimizado para poder sustentar duas grandes áreas agrícolas, assim como mais de 700 usuários individuais ao longo dos 1300 km do rio. Além disso, a otimização garante o cumprimento de outras metas operacionais em tremos de exigências ambientais sobre o fluxo e a minimização de perdas de água. 

A barragem de Burrinjuck, uma das barragens utilizadas no abastecimento de água no sistema do rio Murrumbidgee. © DHI

Para saber mais sobre o projeto, leia o artigo de pesquisa elaborado por nossos especialistas e publicado pela revista Procedia Engineering Journal na ocasião da 12a Conferência Internacional de Hidrodinâmica 2016.