02 Dec 2016

Estudo de sedimentação em reservatório como suporte para a construção de nova central hidrelétrica

Para aproveitar recursos de energia hidrelétrica no Butão, a Druk Green Power Corporation (DGPC), uma empresa pública do Butão, contratou a DHI Índia para desenvolver estudos de sedimentação em um reservatório, no contexto da construção da nova usina hidrelétrica de Dorjilung. 

A nova usina hidrelética será construída no rio Kurichhu, a uma altitude de 768 metros, com extensão inicial de 6,8 km e profundidade de 850 metros. As características do empreendimento proposto requerem planejamento cauteloso do projeto, construção e operação, incluindo a necessidade primordial de se compreender as dinâmicas de sedimentos e o possível impacto na capacidade do reservatório. 

Local do início do reservatório no rio Kurichhu. © DHI

Aplicando os softwares MIKE, alimentados com dados fornecidos pelo DGPC, um estudo de modelagem numérica das condições do reservatório foi desenvolvido. Os dados fornecidos foram analisados, sintetizados, validados e corrigidos antes de serem adotados como entrada para os modelos. Isto garantiu que os resultados do estudo tivessem melhor representação das condições reais do reservatório. 

Resultado de simulações do MIKE 21C para concentração de sedimentos nas imediações do ponto de entrada. © DHI

Dentre os resultados obtidos no estudo, availou-se a perda da capacidade de armazenamento do reservatório ao longo do tempo, o tempo necessário para atingir o nível de equilíbrio, a melhor estratégia de flushing, bem como a necessidade de se considerar uma bacia de desassoreamento em separado. Utilizando os softwares MIKE 11 e MIKE 21C, foi realizado um estudo uni e bidimensional do reservatório para proporcionar um entendimento abrangente do mesmo, com o objetivo de otimizar as operações da usina hidrelétrica proposta. 

"O estudo ajuda a entender os padrões de sedimentação ao longo dos anos. Dá uma visão da eficácia do flushing e fornece uma estimativa da descarga segura do reservatório atuar como uma bacia de desassoreamento. Com o estudo, os diferentes parâmetros-chave da usina hidrelétrica podem ser finalizados para garantir sua operação ideal."- Rajesh Kumar Mahana, Engenheiro Sênior de Recursos Hídricos, DHI.