14 Nov 2016

Inspirando jovens para a gestão sustentável da água - Desafio Aqua República NZ 2016

O Desafio Aqua República na Nova Zelândia foi um sucesso ! Realizado de 05 a 18 de setembro, o desafio proporcionou a estudantes neozelandeses a oportunidade de vivenciar a gestão de recursos hídricos por meio da versão local do jogo sério Aqua República. 

Aqua Republica é um jogo interativo criado pelo Centro PNUMA-DHI, que tem por objetivo sensibilizar e educar os jogadores sobre a importância da gestão de recursos naturais finitos. A nova versão local do jogo foi criada para familiarizar a próxima geração de neozelandeses com a gestão hídrica. 

Atraindo mais de 420 estudantes de toda a Nova Zelândia, o desafio permitiu que os jovens participantes pudessem simular a tomada de decisões sobre a gestão da captação de água, de maneira interativa e envolvente, com base em cenários reais da Nova Zelândia. Ao destacar os desafios da gestão dos recursos hídricos, o jogo permite que os estudantes desempenhem o papel de autoridades ou gerentes de operações que terão a difícil tarefa de encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e as questões ambientais. 

O Eco Desafio Aqua Republica NZ foi realizado em colaboração com o Núcleo de Aprendizagem em Ciências da Universidade de Waikato, bem como outros patrocinadores. O número de patrocinadores que apoiaram a iniciativa é prova do interesse e da necessidade de se aumentar a consciência sobre a gestão de recursos hídricos entre os jovens. 

As ganhadoras da Nova Zelândia, do colégio de Opotiki, a equipe AshMel e seu professor Matthew. © DHI


Jovens estudantes acessando o jogo sério Aqua Republica. © DHI